terça-feira, 27 de agosto de 2024

Ginásio Clube Aveirense

 

Ginásio Aveirense (Gymnasio Aveirense) foi um clube da cidade de Aveiro, fundado por Mário Ferreira Duarte, que existiu entre finais do século XIX e inícios do século XX. Tendo como modalidades ginástica, futebol, remo, ténis, golfe, ciclismo e automobilismo.

Terá organizado a primeira corrida automóvel em Portugal, marcada para 1 de Maio de 1898, entre Coimbra e Aveiro, no entanto não se encontram referências de que esta corrida se tenha efectivamente realizado.

A 12 de Agosto de 1894 organizou corridas no velódromo de Aveiro englobadas nas festas de homenagem a José Estevão. 

Às 13:15 de 12 de Agosto de 1894, incluída nas festas de homenagem a José Estevão, organizou uma regata, em conjunto com o Real Club Fluvial Portuense.

Da qual saíram vencedores os escaleres Neiva, do Real Club Fluvial Portuense, Mariposa, do Ginásio Aveirense, e Nauta, a bateira Carnot e o Barco Moliceiro Arreda da Proa.

O Ginásio organizou uma prova de remo na região, na Costa Nova em 1895. No entanto acabaria por desistir, o que levantou celeuma ao qual escreveu um articulista de Ílhavo: «Então numa terra da beira-mar, um Ginásio com cerca de cem sócios não tem entre eles uma boa dúzia que saiba pegar num remo? Para que diabo gastaram então boa mão-cheia de libras na compra dos barcos?

A 2 de fevereiro de 1907 anunciava-se no jornal Campeão das Províncias:

"Corre que o grémio Ginásio expira por estes dias, e que em sua substituição se criará um grémio que irá fundir-se com o Club Mário Duarte."

O mesmo jornal, em 2 de março de 1907, anuncia que ainda se procura dar vida ao Ginásio.

Por fim, na edição de 21 de Agosto de 1907 do referido jornal, na última página, aparece o seguinte anúncio de arrematação:

"Pelo tribunal do comércio desta comarca, cartório do escrivão A. Pinheiro e nos autos de justificação para arresto em que é justificante o Banco de Portugal representado pelos seus agentes nesta cidade e justificado o «Gremyo-gynasio-aveirense» também desta cidade, vão à praça no dia 1º de Setembro próximo pelas 11 horas da manhã à porta de onde se encontra instalado o mesmo Grémio, para serem entregues a quem maior lanço oferecer sobre a sua avaliação, todos os móveis e objectos ali existentes.
Pela presente são citados quaisquer credores incertos para deduzirem os seus direitos. Aveiro, 19 de Agosto de 1907"

De acordo com este jornal, na sua edição de 28 de dezembro de 1907, a maioria do material seria arrematado pelos sócios do Club Mário Duarte, bem como a antiga sede do Ginásio que seria arrendada por estes por um período de 5 anos. Apesar disto, o Club Mário Duarte não é uma continuação do Ginásio Aveirense, este mesmo jornal dá conta, na sua edição de 9 de novembro de 1907, da criação de um novo clube, denominado «Clube D'Aveiro», que aparentava ter esse propósito, no entanto este clube aparenta, pelos dados disponíveis até ao momento, ter sido irrelevante e de pouca dura.









Sem comentários: