sábado, 25 de setembro de 2010

Campeonato da Europa

Portugal teve a honra de realizar de 9 a 12 de Setembro, em Montemor-o-Velho, o Campeonato da Europa de Remo, o evento mais importante da modalidade realizado até ao momento no nosso País.



Poucos de nós sabe contudo que em 1925 a FISA (Federação Internacional de Remo) convidou  Portugal a realizar o Campeonato da Europa de 1926 (na altura não existia o Campeonato do Mundo, sendo portanto o Europeu a prova mais importante da modalidade).
Na Acta Nº 19 da Assembleia Geral da Federação Portuguesa do Remo, realizada no dia 5 de Dezembro de 1925, o Presidente da Comissão Dirigente, Pedro Peters (Grémio Náutico de Lourenço Marques) informa os delegados presentes do facto e anuncia que depois de diligências da FPR junto do Governo, este organismo prometeu subsidiar o evento com 500 000$00.
Com a anuência do Sr. Ministro das Finanças a FPR telegrafou à FISA aceitando a organização do evento.
Ficou decidido que a prova realizar-se-ia na Figueira da Foz.
Álvaro Lino Franco tomou o lugar de Vice Presidente da FISA e tudo se compunha para que Portugal realizasse o maior evento do Remo mundial.
Quando chegou o momento critico o novo Ministro das Finanças nega o apoio e Portugal declina a organização, é castigado pela FISA e perde o apoio que a Federação Internacional concede ao transporte das embarcações. Lino Franco demite-se da FISA sem honra nem glória, e Portugal deixa de participar nos Campeonatos da Europa de Remo.

Em 1954 novamente se candidata a FPR à organização deste evento, procura-se o lugar indicado para o evento, a Albufeira do Ermal, Óbidos e até a construção do Estádio Náutico Infante D. Henrique em Lisboa.
Novamente Salazar rói a corda e não disponibiliza o apoio necessário e o Presidente da FPR demite-se. Mais uma vez Portugal cai em desgraça na FISA.

Estádio Náutico Infante D. Henrique:














Pista em Aveiro:















Rio Novo do Príncipe:




1 comentário:

João Menéres disse...

Agora, haveria muitas empresas que não perderiam a oportunidade de patrocinar um evento destes!