quinta-feira, 29 de abril de 2010

Oporto Boat Club

Foi num alfarrabista em Londres que encontrei estas preciosidades sobre um clube formado na cidade do Porto em 1866, por ingleses residentes na Capital do Norte.
Tendo sido o primeiro clube a ser fundado no norte do País, tinha muita fama e foi considerado invencível até o Real Club Naval de Lisboa ter vencido uma tripulação de remadores do Oporto Boat Club.
Leiam com atenção os Regulamentos que são deliciosos e apreciem em adenda a definição de AMADOR.

As Rowing Notes do "New College Boat Club" editadas pelo Oporto Boat Club são de uma peciosidade fantástica. Excelente foi o ter encontrado em Inglaterra algo que não existe em Portugal, ou pelo menos não tenho conhecimento.

Espero que gostem tanto como eu adorei:







Em meu poder tinha já estes documentos sobre o Oporto Boat Club mas são da década de vinte do século passado quando este clube renasceu durante algum tempo:

   
 

3 comentários:

João Menéres disse...

Nunca tinha ouvido falar!
Nem o meu Pai que trabalhava na Cockburn's Smithes me falou nisso...

Aqui fica para a posteridade, não é, meu caro Carlos Henriques?

Um abraço.

Carlos Henriques disse...

olá, obrigado pela visita Caro João Menéres.

Eu já conhecia a existência do Oporto Boat Clube, mas tinha pouca ou nenhuma bibliografia. Estes Regulamentos foram ouro sobre azul.
Vou ver se ainda vai a tempo do meu Livro sobre a História do Remo que já está no prelo...

Um abraço,

Carlos Henriques

JOSÉ MODESTO disse...

Carlos, sempre atento e com muita útil informação.
São recordações e as recordações não se apagam.
Continua força...estamos atentos.

Saudações Marítimas
José Modesto