sábado, 22 de novembro de 2008

Reis Marinheiros

El Rei D. João V ia amiúde assistir ao "caimento" dos navios e adorava visitar as embarcações que chegavam ao Porto de Lisboa.
O seu irmão, Infante D. Francisco, andava constantemente pelo rio no seu iate, acompanhando os navios de guerra que entravam e saiam.
El Rei D. José, as suas Rainhas, os príncipes e princesas seus filhos, costumavam assistir ao “caimento” dos navios que eram lançados ao mar depois de construídos e para se deslocarem do Terreiro do Paço a Belém preferiam os Bergantins aos Coches Reais.
D. Pedro V foi o protector da fundação da Real Associação Naval, em 1855,tendo inclusivé desenhado o seu símbolo.
D. Luis. o Rei Marinheiro, tinha a paixão pelo mar, foi destinado por sua mãe à carreira na Armada, tendo comandado o brigue Pedro Nunes e a corveta Bartolomeu Dias. Ainda como Duque do Porto, presidiu à Reunião no Hotel Bragança que serviu de fundação à Real Associação Naval, tendo inclusive, proposto este nome em vez de Real Yacht Club.
Foi proprietário de diversas embarcações entre as quais o Prenda uma cópia reduzida do Iate América e o Sirius o mais português de todos os iates.
D. Maria I, como dizem as gazetas desse reinado, o divertimento desta soberana eram os passeios por água à Senhora da Boa Viagem,à Cartuxa de Laveiras, a S. José de Ribamar e à Madredeus.
D. Carlos, um dos maiores Reis portugueses adorava praticar Remo na baía de Cascais, possuiu várias embarcações à vela, destacando-se o Nautilus e o Lia. Foi a seu mando que a Sociedade de Geografia institui a Taça Vasco da Gama.
O Principe D. Luiz Filipe seguiu os caminhos de seu pai e era costume trajar a farda do Real Clube Naval de Lisboa, que inlusivé levou vestida durante a viagem a Londres para a coroação do Rei Eduardo VII.
D. Manuel II apadrinhou a institução da Taça Lisboa e sabe-se que praticou Remo. Existem fotas suas também com a farda do Real Clube Naval de Lisboa, na viagem que fez com sua mãe e irmão pelo Mediterrâneo.
A Rainha D: Amélia era costume ir ao Leme do seu Iate Lia, mesmo por altura de muito temporal.

Sem comentários: