segunda-feira, 25 de abril de 2022

História do Remo Indoor

 Remo Indoor - Sua História


Chabrias, um almirante Ateniense do século IV a.C., introduziu as primeiras máquinas de remo como dispositivos de treino militar suplementares. "Para treinar remadores inexperientes, Chabrias construiu aparelhos de remo de madeira em terra onde os principiantes podiam aprender a técnica algum tempo antes de embarcarem no navio.

A primeira máquina de remo indoor da história moderna foi inventada por um dos homens mais fortes do mundo em 1872, William Buckingham Curtis que patenteou a sua máquina de remo com amortecedor hidráulico. O que tornava a máquina única era o seu sistema de volante e catraca, contudo muito antes, em Atenas no século IV a.C. há indícios de treino de Remo em terra.

Entre cerca de 1900 e meados do século XX, a Companhia de Máquinas Narragansett em Providence, Rhode Island começou a produzir máquinas de Remo Indoor que eram resistentes e fiáveis. Estes aparelhos começaram a ser usados nos campus universitários, onde as equipas de remo os utilizavam para o treino fora da temporada de provas.

Mas foi a partir da era das Olimpíadas modernas que as máquinas de remo indoor se desenvolveram, principalmente devido ao aparecimento de um maior número de competições, de clubes e universidades a participar em provas e também muito por culpa do clima invernal.

Quem teve a oportunidade de remar numa Gjessing, máquina norueguesa criada por Nilson Gjessing,em 1970 tem fortes recordações. O remo ergómetro Gjessing, possuía roldanas, cabos, pêndulos, cintas ajustáveis para controle da resistência.

Desde os anos 80 do século passado até agora apareceram vários fabricantes de máquinas de remo indoor, Biorower, Nordic Track Rower, Hydrow Connected Rower, Velocity Exercise Magnetic Rower, Water Rower, RP3, no entanto o mais conhecido e mais utilizado é o Concept2.

Os irmãos Peter e Dick Dreissigacker, além de serem os criadores do Remo Indoor Concept2, fabricaram também os primeiros remos em fibra de carbono para disputarem as provas de acesso à seleção americana de 1976. Embora não se tenham qualificado para as Olimpíadas, eles continuaram a fabricar os remos e em 1981, usando a roda de uma antiga bicicleta, criaram um aparelho de remo indoor utilizando a resistência do ar. Tendo como objetivo principal o de atender às suas necessidades de treino e de outros remadores que ficavam sem remar no inverno quando os rios e os lagos congelam, o aparelho de remo indoor tornou- se um ótimo instrumento para desenvolvimento da sua capacidade aeróbia.

 

Sendo muito eficaz quanto ao treino cardiovascular, à perda de peso e ao treino em circuito, entre outros, o Concept2 a partir de 1988 tem vindo a evoluir na área mecânica quanto ao tamanho, peso, acessibilidade, sistemas de resistência ao ar, escalas de resistência, como também na área tecnológica, com os seus novos visores, conectores, programas e sensores e também a sua adaptabilidade.






























Sem comentários: