terça-feira, 26 de abril de 2011

O Remo e a Vela

O início das provas desportivas em Portugal começaram com as Regatas de Remo e Vela, que se desenrolavam em conjunto e formavam um par belo e competitivo, na minha opinião é pena que os dois desportos se tenham desassociado nas provas clubísticas, principalmente no Tejo pois poderiam formar um par imbatível na popularidade lisboeta.
















































quinta-feira, 21 de abril de 2011

Timoneiro - Patrão

Carta curiosa para o sr. Abel Power Dagge convidando-o para timoneiro de uma Guiga na Regata de Setúbal.

Normalmente não damos muita importância aos timoneiros mas no século passado era uma honra uma tripulação conseguir que determinada pessoa timonasse a sua embarcação. Havia embarcações que tinham o rapaz que ia ao leme e o timoneiro que poderia também chamar-se de Patrão. a tábua que protege os timoneiros nos barcos Yolle tem a denominação de Guarda Patrão devido a este facto.




















Embarcação com um homem ao leme e com Patrão:



















Embarcação só com timoneiro/patrão, de notar também o barco tapado à proa e popa com telas de protecção:


terça-feira, 19 de abril de 2011

Taça Lisboa 1908

Portanto em 1908 foi a primeira vez que a Taça Lisboa se desenrolou em Outrigger 4, o antecessor dos modernos Shell 4.

O vencedor Real Associação Naval:


















Antes da Largada:



















Um Panorama da prova:






















Os vencedores dos Juniores com o Timoneiro Dagge:



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Taça Lisboa 1907

O ano de 1908 foi o ano em que se decidiu utilizar o outrigger em detrimento da Guiga (inrigger). As tripulações de 1907 ainda em Guiga:

O vencedor Real Clube Naval de Lisboa:
















A Real Associação Naval 2ª Classificada:





















O Clube Naval Madeirense 3º classificado:



























O Clube dos Aspirantes de Marinha (actual CNOCA) 4º Classificado: